quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

KILT X SAIA



Desde que a moda masculina sem bifurcação se tornou frequente nos desfiles, na cena alternativa e alvo de discussões, tem-se confundido os tipos de saias, túnicas etc. daí a necessidade de escrever sobre a grande diferença entre kilt e outras saias. 

Na verdade, a confusão de nomenclatura não deve ser vista como uma grande aberração porque realmente INEXISTEM informações (decentes!) acerca disto na língua de Camões, natural que o povo faça confusão. Porém, 'stamos numa situação bem diferente da sacanagem de gente desonesta que vende corpete como se corset fosse.



1. KILT: Saia envelope pregueada atrás e lisa na frente, origem escocesa e uso de tartan (espécie de lã em xadrez) do clã a que o homem pertence (pelo menos tradicionalmente era assim com todos). Comprimento habitual na altura dos joelhos.

O Kilt (feileadh beag) tal como conhecemos hoje data de 1725 e não da Idade Média.  Antes do séc. XVIII era usado o great kilt que recebeu um post só sobre isso. (Post do GREAT KILT)


As possibilidades e vertentes do kilt:


Tradicional:




                            No desfile da diva Viviane Westwood


Sem estampa:




                                                              [Isso me é tão familiar #PiadaInterna]


 - Outras estampas:


                                            Jonathan Davis, DIVO!




                    
                    Camuflagem também no utilikilt do ator Ashton kutcher


- Utilikilt (origem estadunidense com bolsos, pregas laterais e até frontais em tecido mais leve, enfim versão modernizada):









2. OUTRAS SAIAS


Digo "outras saias" porque, querendo ou não, o kilt nada mais é do que uma saia. Acho muito brega certas pessoas dizerem que não é uma saia, sendo que apesar de suas características demonstradas aqui nada mais é do que uma saia, não há um cavalo fazendo bifurcação.


Porém para ser kilt é necessário seguir ao menos a regra de ser saia envelope com pregas atrás e lisa na frente. Se não é kilt, é possível que seja uma saia de outra tradição como sarongs (em breve teremos postagem) ou parte de uma vestimenta de outra tradição (como fustanella, gho, hakama etc) ou o mais provável é que sejam saias mesmo para homens.





Não é kilt, é uma saia xadrez com pregas frontais. É lícito usar saias (por que não seria?), mas é óbvio que os looks necessitam de adaptações (por isso este blog existe)












Phenomenon

É um vestido/ túnica xadrez.














Saia plissada











 


Saia evasê em tecido leve ou saia godê. Veja, em alguns casos torna-se impossível descobrir o tipo de saia, quanto mais se é kilt ou não porque realmente o caimento é parecido e fotos são fotos, como ver a parte de trás que é o que de fato acaba determinando?











   A proposta deste blog é abordar o uso de kilt e o restante da moda masculina sem bifurcação. Compreendo que o uso de saias desagrada quem use kilt e sei que muitos leitores nunca na vida usariam kilt e outfits de revivalismo etc etc etc. No entanto, como há homens no exterior e mesmo aqui na Terra de Santa Cruz que usam kilt + saia, não serei eu quem deixarei passar despercebido tal fato.

     Acredito ser maravilhoso usar looks com teor histórico nos eventos, mas eu comecei a sentir falta do uso de saias em dias quentes e cotidianos e para variar o guarda-roupa. Este blog teve esta origem.




Eu, em 1865 com visual do John Brown etc etc etc





 Eu, em 2010 usando uma saia evasê bem sequinha.



O kilt também está presente no mainstream, são releituras, porém conservam a clássica modelagem (pregas atrás, liso na frente, fecho envelope) e o mesmo nas subculturas, porém este outro assunto merece uma postagem específica.